SEMED distribuirá “kit alimentação” para alunos da rede municipal de ensino

Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (08), no hall da prefeitura municipal, diretores, representantes do CAE, o prefeito Tonhão e o secretário Roger Oliveira discutiram sobre a metodologia a ser empregada na distribuição dos itens que compõem o cardápio da alimentação escolar aos alunos da rede municipal de ensino.

O prefeito Tonhão ratificou a necessidade de efetuar a distribuição recomendada pelo ministério público, porém, reconheceu as limitações do município para atender o quantitativo de alunos existentes face aos recursos disponíveis repassados pelo FNDE. Vários diretores também expuseram a situação de suas escolas relatando que a quantidade de produtos da alimentação escolar que recebem não seria o suficiente para contemplar todos os alunos, caso a distribuição seja feita em forma de cestas básicas. Diante do impasse, também foram discutidos os critérios para a distribuição e a metodologia a ser empregada.

Por deliberação dos diretores, com a participação dos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, a secretaria municipal de educação fará o recolhimento dos produtos das escolas para o depósito central. A intenção seria aproveitar esse quantitativo das escolas, somar com o estoque do depósito central e complementar com o recurso disponível na conta do programa. No início da próxima semana a Semed fará uma força-tarefa para organizar os kits a serem distribuídos de acordo com o levantamento socioeconômico das famílias através de um cruzamento de dados do censo escolar e do cadúnico no sentido de priorizar as famílias em situação de maior vulnerabilidade.

Serão doados aos alunos os gêneros alimentícios não perecíveis, excluindo-se os produtos da agricultura familiar. A distribuição será feita pelas unidades escolares.

O secretário Roger Oliveira, que assumiu recentemente a pasta em substituição a professora Antônia Andreia Ribeiro (por desincompatibilização para concorrer a cargo eletivo) reconheceu que este é um momento crítico, no entanto “todos os atores envolvidos devem somar esforços para que sejam cumpridas as determinações legais para que os discentes tenham o direito à alimentação nesse período em que as aulas estão suspensas por conta do coronavírus”. disse o novo titular da Semed.