SEMED comemora os 197 anos da Independência do Brasil

Escolas municipais, projetos sociais e agentes de segurança apresentaram-se ao público na programação alusiva aos 197 anos da independência do Brasil, realizada na noite de sexta-feira, 06, na praça da Bandeira. Este ano a secretaria municipal de educação levou para o desfile como tema principal: “A escola proclamando a Independência do Brasil, em teu seio, oh! liberdade”.

As escolas com seus pelotões apresentaram o contexto histórico da formação do povo brasileiro, mostrando ao público desde os primeiros contatos dos europeus com os nativos, a dominação e a cristianização dos povos indígenas, perpassando pelos ciclos econômicos, as revoltas populares e as críticas aos problemas sociais contemporâneos como os cortes na educação e a questão ambiental com foco nas queimadas da floresta
amazônica.

A banda municipal de música, de Fanfarra da AMA e as marciais das escolas Walquíria Prado Mendes e Guajarina Menezes Silva conduziram o desfile dos alunos que se apresentaram a um público de aproximadamente dois mil expectadores. A Guarda Civil Metropolitana, os projetos sociais dos Bombeiros Militares, Homens de Preto, o Grupo Tático Operacional da Policia Militar e as escolinhas de futebol Fenômenos e Ajax também marcaram presença no desfile cívico alusivo a Independência do Brasil.

A secretária de educação, professora Antônia Andreia Ribeiro agradeceu a dedicação de todo o corpo técnico das escolas, pais e alunos, além dos parceiros que contribuíram para o sucesso do desfile, que neste ano teve a duração de 5h50 min.

Durante o desfile a titular da SEMED esteve acompanhada pelo prefeito Antônio Menezes, da primeira dama Andreza Colares, vereadores e secretários municipais.