O núcleo de cidadania de adolescente – NUCA – está promovendo um ciclo de palestras tendo como público alvo os alunos da rede pública municipal de ensino, especificamente as turmas do nono ano.
Até agora foram abordados dois temas de grande importância para esta faixa-etária, o uso correto da internet, com a palestra “internet sem vacilo”, ministrada pela pedagoga Jociane Barros (CRAS) e sobre a “alimentação saudável e prevenção da obesidade”, ministrada pela nutricionista e coordenadora do NASF, Priscila Melo, realizadas nos dias 06 e 12 de março, respectivamente.
Outros temas como a participação de adolescentes no processo eleitoral, adolescentes conhecendo seus direitos de aprendizagem, o fortalecimento da liderança de meninas, a qualificação da demanda por serviços de saúde para adolescentes com foco nos direitos sexuais reprodutivos, a reflexão sobre gravidez na adolescência e a infância sem racismo em seu município são temas que no decorrer do mês de março estarão em pauta através de palestras, rodas de conversas, exibição e análise de filmes e documentários, sempre com a mediação de um profissional da rede de atendimento intersetorial.
Como explica a articuladora do Selo Unicef, a assistente social Tatiane Martins “a realização das atividades do núcleo de cidadania dos adolescentes – NUCA, é condição fundamental para fortalecer a participação das meninas e dos meninos nas discussões sobre políticas públicas que os impactem diretamente. Sem realizá-las o município não conseguirá alcançar a pontuação para o Selo UNICEF”.
As palestras estão sendo realizadas na sala de audiovisual da escola Guajarina Menezes Silva através da parceria entre o Selo Unicef e a Semed.