A coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São João de Pirabas realizou na última sexta-feira, 26, a capacitação de Enfermeiras(os) sobre Estratégias de Saúde da Família da Cidade e do Interior. A ação envolveu, também, os motoristas das Ambulâncias tipo A.
A Capacitação foi em parada cardiorrespiratória, que é a interrupção da circulação e dos movimentos respiratórios. A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) consiste no procedimento que visa tentar reverter a PCR. É uma técnica utilizada para restaurar artificialmente a circulação e as trocas gasosas nos pulmões, condições fundamentais para manter o cérebro e, consequentemente, os neurônios (que são as células nervosas sensíveis à falta de oxigênio) vivos.
Para o Enfermeiro Tarcísio Simplício, que ministrou a curso, “é de extrema importância que esses profissionais tenham o conhecimento Básico necessário para que possam implementar a um paciente que esteja em Parada Cardiorrespiratória os procedimentos corretos de Ressuscitação. Isso aumenta as chances de sucesso”, disse o enfermeiro, que ainda deixou um alerta: “Quanto mais pessoas souberem atender a uma PCR mais vítimas poderão ser salvas”.