O Ibama fará duas audiências públicas em março para debater o licenciamento ambiental da atividade de perfuração marítima nas concessões BM-BAR-3 e BM-BAR-5 (bloco BAR-M-175), na Bacia de Barreirinhas. As reuniões ocorrerão em São Luís (MA), no dia 7, e em Salinópolis (PA), três dias depois.
As audiências públicas terão como objetivo apresentar o Estudo/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto, submetido ao Ibama pela Petrobras em janeiro, para esclarecer dúvidas e receber sugestões.
O cronograma das atividades da Petrobras prevê duas perfurações no BAR-M-175: uma com início em dezembro e outra com previsão de início entre maio e setembro de 2021.
As concessões BM-BAR-3 e BM-BAR-5 foram adquiridas, respectivamente, na 4ª e 6ª rodadas de concessões da ANP. Elas são operadas pela Petrobras com 60% de participação, em sociedade com a BP Energy (40%).
Ambas estão com seus períodos exploratórios suspensos pela ANP, enquanto aguardam a emissão de licença pelo Ibama.
A primeira audiência será realizada em São Luiz/MA. Em Salinópolis a audiência acontecerá no dia 10/03 às 13h00, no hotel Paraíso Bom Jesus. Rua 17, Quadra 123, s/n, Salinópolis/PA.