Na pauta, a criação de unidades de conservação no município.
Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR-Bio estiveram no município de São João de Pirabas no período de 17 a 21 deste mês para realizar o levantamento institucional e logístico da Consulta Pública que vai discutir a criação das unidades de conservação dentro do território pirabense.
Em conversa com a reportagem, a socióloga Jocilete Ribeiro, disse que entre as finalidades do trabalho da equipe está a mobilização da sociedade pirabense para a realização desta etapa que visa a criação de duas unidades de conservação estaduais e três municipais.
As áreas na esfera estadual que estarão em discussão na consulta pública são as ilhas de Itaranajá-Pilão e Fortaleza; abrangendo uma área de 18.699 ha, na categoria Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS); A ilha do Tucundeua, na categoria Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) com uma área de 9.347 ha.
Na esfera municipal pretende-se criar uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) no Campo do Sal, com uma área de 820 ha. O meio urbano também será contemplado com a criação de unidades de conservação, possivelmente os parques do Canavial, no bairro da Piracema e dos Miritis.
A consulta pública está marcada para o dia 31 de março, na sede do Bacuri, com horário ainda a ser definido pelos organizadores do evento.
Na consulta pública serão apresentados para as comunidades envolvidas os estudos já realizados nas referidas áreas, o projeto de criação das unidades de conservação e suas respectivas categorias.