IBGE promove Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022

Aconteceu no final da manhã desta terça-feira, 30,  a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022  (REPAC). O encontro foi na sala de reunião da Prefeitura de São João de Pirabas e  foi conduzido pelos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Glauci Silva (Coordenadora Censitária de Subárea-Capanema 2), responsável pela área de São João de Pirabas e Olailson Júnior (Coordenador Censitário de Subárea-Capanema 1), responsável pela área de Capanema.

A finalidade foi dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE no município, além de promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo.

A REPAC visou, ainda, informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2022, além de reforçar a importância do Censo para o planejamento público e privado e informar que os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

A Reunião também abordou sobre como e quando será feito o trabalho em campo, sobre o reconhecimento da equipe do IBGE e o acompanhamento das etapas do Censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados. Outra pauta foi o auxílio ao IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como a obtenção do posto de coleta e locais de treinamento, além do apoio na divulgação do censo para a sociedade.

A reunião foi encerrada com a análise do mapa de Pirabas, ocasião em que foram debatidas questões de limite de área segundo a legislação e algumas observações a cerca dos limites do município, que serão reinterpretadas conforme o que é exigido por lei.

Estiveram presentes os representantes das secretárias municipais de  Saúde,  Gabinete, Administração e Trabalho e Promoção Social.