Os alunos da turma 2019 do curso de Ciências Biológicas visitaram o ninhal da ilha da Croa Nova, em São João de Pirabas, espaço de reprodução de várias espécies de aves no estuário do nordeste do Pará, nos dias 7 e 8 de junho.
A visita, orientada pelo professor Luiz Rocha, foi feita em parceria com a Emater e com a prefeitura de São João de Pirabas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A ilha da Croa Nova é um espaço de preservação ambiental utilizado como berçário por várias espécies de pássaros, que a utilizam para fazer ninhos. A área sofre os efeitos da intervenção humana, com a construção de ranchos e com a captura de aves.
“É importante que áreas como essa sejam preservadas. Iguais à Croa Nova, outros espaços parecidos que existiam no litoral brasileiro foram degradados, deixando de servir como local de reprodução das espécies”, explica o professor Luiz Rocha, que ministra a disciplina Educação e Meio Ambiente no curso de Biologia. “A tendência é que com o desaparecimento desses espaços, no futuro, a população dessas espécies possa desaparecer, causando um impacto na cadeia e no bioma da região”.
Para saber mais sobre o curso de Ciências Biológicas, acesse Ciências Biológicas.