Encontro reúne empreendedores e marca o fortalecimento do turismo criativo em São João de Pirabas

Na noite desta segunda-feira, 22 de novembro, no Teatro Maria Pajé, aconteceu o 1º Encontro de Empreendedores da Cultura, Artesanato e Turismo Criativo de Pirabas. O evento reuniu um expressivo e qualificado público, formado principalmente por produtores criativos, autoridades municipais e empresários que aproveitaram a oportunidade para trocar experiências e informações acerca do turismo Criativo e da economia colaborativa no município.

O encontro idealizado pelas secretarias de turismo e de Agricultura teve como foco a sensibilização sobre o turismo criativo nas comunidades e a apresentação das ações da prefeitura para o fortalecimento da produção, geração de novas oportunidades de renda e desenvolvimento, bem como a criação de uma rede de produtores locais que serão os protagonistas dos novos roteiros de turismo criativo no município.

Segundo o secretário de Turismo, Jean Barbosa “… O encontro é uma das ações que faz parte de um planejamento maior que elegeu o turismo Criativo como o segmento prioritário a ser trabalhado em Pirabas. Além de aproveitar a vocação e as “perolas” que temos aqui, favorece as vivencias e as trocas de experiências entre moradores e turistas, descobrindo o encanto que há em Pirabas…”

Os participantes do evento aproveitaram para atualizar a rede de contatos, abrindo um leque de oportunidades de negócios; apresentaram suas produções e contaram um pouco de suas histórias, foi o caso de Miguel, proprietário da fazenda São Miguel, na Vila do Jararaca, o agrônomo narrou como se apaixonou pelo município e expôs as novidades como as batatas palha e as chips feitas a partir da macaxeira, assim como o cultivo de plantas ornamentais. Outra participante foi Dona Conceição, proprietária do Café no Bosque, ressaltou o que vivenciou no evento, “Saio daqui com muitas ideais inovadoras sobre o turismo criativo e o contato com o produtor, que é essencial para minha empresa”, pontuou.

Além do público local estiveram presentes no encontro um grupo de empresários de Salinópolis, membros da Rede de Desenvolvimento do Turismo – REDESTUR, que vieram conhecer a proposta de Turismo Criativo que está em desenvolvimento pela prefeitura de Pirabas, visando parcerias para o oferecimento de produtos de turismo para os turistas que visitam Salinas.

O Encontro é uma ação de governo da Prefeita Kamily Araújo, com apoio da Deputada Paula Gomes, sendo uma prévia do Lançamento de São João de Pirabas como o Território do Turismo Criativo na Amazônia Atlântica, , na Feira Internacional de Turismo da Amazônia – FITA, que acontecerá nos dias 25 a 28 de Dezembro na Estação das docas.