Dúvidas ou Sugestões? Fale conosco

Postado em: 2017-06-26 09:23:30 >> meio ambiente

Pirabas cumpre a última etapa do rito para Criação da Resex Viriandeua

Por: SEMMA

Em dia histórico, Pirabas sediou em 26 de maio a tão esperada Consulta Pública de proposição para criação da Resex - Reserva Extrativista Viriandeua, que abrangerá parte dos territórios dos municípios de São João de Pirabas e Salinópolis. O evento - que teve a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de São João de Pirabas como anfitriã - contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Governo do Estado (SEMAS e ADEPARÁ), além de diversas lideranças ligadas às Resex de municípios vizinhos, e fechou o ciclo de reuniões realizadas pelo ICMBio nos municípios de Quatipuru, Primavera, Salinópolis (nos dias 23, 24 e 25 respectivamente).

 

 

Realizado na Sede Social do Bacuri, o evento reuniu público de mais de 250 pessoas, entre extrativistas da sede e das vilas do município, como pescadores, caranguejeiros, marisqueiros e agricultores, que ouviram e tiraram dúvidas sobre os benefícios e deveres oriundos de uma Resex. Quanto ao território pirabense, a Resex Viriandeua (palavra indígena que significa "reunião de pássaros") abrangerá as áreas que contornam as baías do Arepepó, Pirabas, Japerica, Urindeua e Inajá, atendendo o anseio dos extrativistas de Japerica, Patuá, Laranjal, Campo do Sal, Pariquis, Boa Esperança e demais vilas que atuam dentro dos limites da pretensa Reserva.

 

 

Para Alan Amorim, Secretário de Meio Ambiente e ator proeminente desde o inicio do processo há oito anos, a Consulta Pública correspondeu as expectativas. "Trabalhamos duro sonhando com esse momento; o evento concluiu o rito para a criação da Resex e nos traz o sentimento de que todos os esforços valeram a pena", comemorou. O projeto agora segue para apreciação do Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho e demais ministros, e em seguida para o decreto presidencial.


CNPJ : 22 . 981 . 153 - 0001 / 08


ENDEREÇO: Rua Plácido Nascimento, 265, São João de Pirabas - PA


CEP: 68719-000


FONE : (91) 3449 - 1295


E-mail:


Horário de atendimento : De 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00

LOCALIZAÇÃO


Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de São João de Pirabas

Desenvolvido por:   Fernando Vale